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Foto do escritorÁdamus Basso

Sua empresa pode conquistar novos clientes produzindo conteúdo relevante. Aqui algumas dicas de como

Atualizado: 6 de set. de 2021

Hoje o consumidor, o cliente, seu cliente, só vai comprar da sua empresa se ganhar algo em troca, diferente da Tv onde o público tinha uma posição passiva na absorção das campanhas publicitárias, hoje esse público, principalmente quando falamos da geração " Y " ou milênios, e mais ainda a geração " Z ", que são nativos digitais, procuram o que querem ver na internet fugindo das ações de marketing que tem o puro interesse em vendas. Para que sua empresa conquiste esse target, ela tem que dar algo em troca, algo relevante.

Daí a produção de conteúdo por parte das empresas. Branded Content, é quando o próprio conteúdo é promovido de alguma forma pela marca.

A marca produz conteúdo útil ou divertido e o liga a sua proposta de identidade. Pode ser em forma de programetes, documentários, web séries e ser veiculado em suas mídias proprietárias (site e redes sociais). A ideia aqui é dar algo útil para esse consumidor como se fosse uma troca, automaticamente ele vai ligar essa utilidade a empresa em questão, sua empresa vai além de vender, fidelizar e criar audiência compradora.

É claro que as empresas mais antenadas produzem conteúdo constante, mas às vezes a oportunidade de impactar a pessoa certa na hora certa é única e você precisa aproveitar. Os vídeos permitem explicar conceitos, apresentar dados, ilustrar com imagens e trabalhar audiovisualmente, de forma relevante e muito mais completa o conteúdo que você quer que as pessoas vejam.

Aqui vão algumas dicas de como pensar em um conteúdo para seu tipo de negócio, para isso responda essas perguntas. Para ilustrar o que quero dizer, usarei o exemplo de um restaurante.

  • Quem são meus clientes, o que gostam de fazer, quais seus hábitos.

Ex: meus clientes gostam de experimentar, além de estar antenados no meio gastronômico, eles também gostam de cozinhar, pois sempre pedem informações e receitas sobre o prato que provam.

  • Como posso ajudar meus clientes em meu segmento, qual a missão do meu produto?

Ex: Um restaurante tem a missão de alimentar as pessoas, mas mais relevante que isso, ela tem a missão de proporcionar uma experiência gastronômica para seus clientes.

  • Tendo isso, o que seria útil para meu cliente ao nível de informação?

Ex: Sabendo-se que meu cliente é amante da culinária, e gosta de se arriscar na cozinha, que tal ensinar alguns pratos para eles, ensinar eles a cozinhar para ocasiões especiais.

  • Como posso fazer isso, produzir esse tipo de conteúdo?

Ex: Podemos criar um programete com o chefe do restaurante, de veiculação semanal, com esse chefe ensinando o passo a passo de algumas receitas, isso pode ser disponibilizado no youtube, redes sociais do restaurante e em uma página especial para esse conteúdo no site do restaurante.

O formato está criado, toda vez que alguém for pesquisar sobre alguma receita na internet, ela pode achar seu restaurante, gostar do conteúdo, achar útil, e por que não compartilhar esse conteúdo. Além disso, após essa aprovação a chance da visita ao restaurante para provar a comida desse chefe professor é quase de 100%, seu restaurante cria branding, fideliza, e ainda deixa sua marca digital ficando mais fácil de ser encontrada nos mecanismos de busca.

Aqui é só um exemplo de como sua empresa pode se tornar realmente ativa nas redes sociais e converter seus conteúdos em vendas.

E você, já cria conteúdo para seus clientes?

Abaixo uma produção de conteúdo de marca que fizemos para a empresa Sotreq Caterpillar, "Dica do Especialista", é um programa com veiculação frequente nas mídias proprietárias da empresa, (revista eletrônica e redes sociais) nesse programas técnicos variados dão dicas de utilização e manutenção dos equipamentos, seja clientes ou não. Uma ótima case.



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